top of page

Licenciamento Ambiental

 

 

Licença Previa - LP: É concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental, devendo ser observados os planos municipais, estaduais e federais de uso dos recursos naturais e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.

 

Licença Instalação -LI: É concedida para autorizar a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes. 

 

Licença Operação - LO: É concedida após cumpridas todas as exigências feitas por ocasião da expedição da LI, autorizando o início do empreendimento ou atividade licenciada e o funcionamento de seus equipamentos de controle ambiental, de acordo com o previsto nas Licenças Prévia (LP) e de Instalação (LI).

 

Outorga: É instrumento da politica de recursos hídricos, de acordo com a lei estadual Nº 6.945/1997, que controla o uso quantitativo e qualitativo da agua atende o licenciamento ambiental, conforme a resolução Nº. 237/1997 do Conama.

 

Cadastro Ambiental Rural - CAR: Consiste no registro dos imóveis rurais junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, por meio eletrônico, para fins de controle e monitoramento, sendo uma fase inicial do licenciamento ambiental das propriedades rurais, sendo emitido pela Superintendência de Gestão Florestal - SGF.

 

Autorização de Exploração Florestal - AUTEX: É emitida para os Planos de Manejo Florestal Sustentável - PMFS obedecendo à legislação florestal do estado, Resoluções do CONAMA e o Código Florestal, sendo expedida pela Coordenadoria de Recursos Florestais – CRF/SGF.

 

Autorização de Queimada Controlada - AQC: A queima controlada é definida como a aplicação controlada do fogo em combustíveis tanto no estado natural como alterado, sob determinadas condições de clima, umidade do combustível, umidade do solo, etc..., de tal forma que o fogo seja confinado a uma área pré-determinada e ao mesmo tempo produza a intensidade de calor e taxa de propagação necessária para favorecer certos objetivos do manejo de áreas.

 

Autorização de Desmate - AD: É concedida para o desmate, dentro do Codigo Florestal em vigor para cada bioma.

 

Guia Florestal - GF: É o instrumento de controle obrigatório a ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas na entrega, remessa, transporte, recebimento e estocagem ou armazenamento de matérias-primas, produtos e subprodutos florestais, madeireiros e não madeireiros, desde o local de extração ou beneficiamento até o seu destino final.

 

 

R: Santa Genoveva, quadra: 11, bloco: A1, apartamento: 403. Bairro: Jardim Aeroporto. Varzea Grande - MT. Cep: 78125-070

Energia Renovavel

 

Energia Solar: É a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou energia térmica

 

 

 

Projetos Ambientais

 

Reflorestamento Sustentável: É à recuperação florestal de áreas degradadas ou convertidas,  ao uso sustentável de áreas nativas na forma de manejo florestal.

 

Manejo Florestal: É a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de natureza florestal.

 

Crédito de Carbono: É Redução Certificada de Emissões (RCE) são de dióxido de carbono (CO2) equivalente corresponde a um crédito de carbono.

 

Estudo de Impacto Ambiental & Relatório de Impacto Meio Ambiente - EIA-RIMA:

 

O EIA: é um conjunto de relatórios técnicos destinado a instruir o processo de licenciamento. Os relatórios são elaborados por equipe multidisciplinar, habilitada e independente, com base em Instruções Técnicas.

 

O RIMA: deve reproduzir as conclusões do EIA, mas como é destinado à informação e ao esclarecimento do público comum (leigo), principalmente dos habitantes da área de influência do empreendimento, deve ser redigido em linguagem clara e objetiva, e informar os impactos, positivos e negativos, que a implantação do empreendimento terá sobre o meio ambiente natural, social e cultural. 

 

Estação de Tratamento de Esgoto - ETE: Esse equipamento deve ser utilizando em condomínios e comércios horizontais e verticais, casas de campo, hotéis, conjuntos habitacionais, hospitais, postos de gasolina, aeroportos, residências, entre outros locais, para realizar o tratamento sanitário de forma adequada.

 

Biorreatores com sistema anaeróbio (Antiga fossa Séptica): É equipamento destinado a realizar o tratamento primário de esgotos para residências unifamiliares, onde a matéria sólida e contaminantes contidos no efluente sanitário são separados da água e armazenado em reservatório específico, evitando que o efluente seja lançado diretamente no solo ou corpo d' água.

 

Bombeamento de água usando Energia Solar: É usado em residencias, fazendas, condomínios e comercios horizontais e verticais.

 

Educação Ambiental: São os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

 

Gestão Ambiental: É a gestão ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas não agridam o meio ambiente.

 

Recicla mento de Resíduos Sólidos e Orgânico: É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

 

 

 

Consultoria

 

Piscicultura: Aquacultura ou aquicultura é a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem.

 

Suinocultura: É a parte da zootecnia especial que trata da criação de suínos para a produção de alimentos e derivados.


Avicultura: É a criação de aves para produção de alimentos, em especial carne e ovos.


Pecuária: A criação de animais para o consumo humano e para fins comerciais.

 

Emprenhedimentos Urbanos.

 

Emprenhedimentos Rurais.

 

 

 

 

Serviços

Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

bottom of page